Blog

Home » Negócios » 6 dicas práticas para você economizar na hora das compras

6 dicas práticas para você economizar na hora das compras

30/10/2015Ralifla Tags:, ,


Em tempos de crise, a palavra que mais ouvimos é economizar. Com a alta dos preços, fazer compras para a casa torna-se uma verdadeira surpresa a cada vez que vamos ao mercado.

Para evitar o desperdício e tentar economizar o nosso rico dinheirinho, separamos algumas dicas para quem faz a compra do supermercado na sua casa:

1ª Dica – Faça compras semanais: Fazer uma compra grande ao mês já não é mais um grande negócio. Fazer compras semanais evita o desperdício e a compulsão na hora da compra, pois os itens vão ser adquiridos apenas para sete dias. Além disso, seus alimentos estarão sempre frescos para consumo.

2ª Dica – Lista de compras: Esse item e o primeiro andam sempre juntos. Aqui o cardápio semanal vai te ajudar a comprar somente o que será consumido na semana. Somado a isso, coloque os produtos de limpeza e higiene que acabaram ou que não irão durar a semana toda. Depois disso, foco na lista.

3ª Dica – Compras + tempo: Vá ás compras com tempo de sobra, assim você poderá ter calma e cautela para escolher os produtos, poder analisar as marcas, avaliar o melhor preço e qualidade. Quando o tempo é curto, a chance de escolher um item sem qualidade ou caro é ainda maior. Afinal a pressa é inimiga da perfeição.

seudinheiro-Lista-de-compra-de-supermercado-635x423

4ª Dica – Pesquisa: Isso mesmo, pesquisa! Antes de ir às compras veja qual mercado oferece mais ofertas, ou quais são as promoções da semana. Tem sites que podem ajudar você a saber qual estabelecimento está oferecendo os melhores produtos com os melhores preços.

5ª Dica – Coma antes de ir: Pode parecer bobagem, mas ir ao mercado após uma refeição te faz ser mais centrada em relação às escolhas, afinal quem vai estar “mandando” em você será sua cabeça e não o estomago.

6ª Dica – Não leve as crianças: Ir às compras com elas nos faz sim, gastar mais. Afinal quem resiste a um pedido tão inocente e encantador. Quem não tem opção e precisa levar o filho pode negociar os pedidos ou deixá-los escolher apenas um item de sua vontade. É importante mostrar o significado das compras para os pequenos e explicar o porquê de cada coisa estar no carrinho, assim é possível ir trabalhando com eles os conceitos de economia e moderação.

Lembre-se que economia combina com consumo consciente.

Você tem mais alguma dica para nos dar? Compartilhe nos comentários.