Os segredos para arrasar com a venda direta
18/05/2016Gabriela Tags:blog sobre renda extra, como fazer uma renda extra, como ter uma renda extra, dicas de renda extra, empreendedora, empreendedorismo, fonte de renda alternativa, mulher empreendedora, negocios online, plano b, plano B como fonte de renda, renda extra, revenda, revenda de semijoia, revender semijoia, site semijoias, venda direta
Muitos são os motivos para o sucesso da venda direta no Brasil e no mundo. Afinidade com a cultura e o consumidor, possibilidade de aumentar a renda e inserção no mercado de trabalho são alguns dos fatores que viabilizam a entrada no setor. Segundo a Federação Mundial de Associação de Empresas de vendas diretas, o setor movimentou US$ 180 bilhões em todo o mundo. Desse montante, US$ 30 bilhões foram no Brasil quarto mercado no setor.
Mesmo com o país passando por um período delicado na economia e política, o setor cresceu 7% no ano passado, sobretudo pelo número de empreendedores que viram nas vendas diretas uma oportunidade de ganhar uma renda extra ou mesmo torná-la a principal fonte da família.
Atualmente são mais de 4,5 milhões de brasileiros atuando na venda porta a porta e esse número tende a aumentar. Veja o porquê e algumas sugestões de como fazer a sua venda direta um sucesso.
Como arrasar nas vendas diretas?
Nem sempre as vendas serão um sucesso sem uma estratégia bem definida e para isso, é importante focar em alguns pontos, são eles:
Planeje
O planejamento é fundamental para aproximar–se do consumidor e obter bons resultados. O que é feito a partir de pesquisas sobre o produto, o cliente ideal e o mercado como um todo. O foco do planejamento deve incluir:
– Ter objetivos de vendas, como metas ideais e o posicionamento de mercado;
– Determinar como será feita a abordagem com o cliente;
– Medir os resultados;
– Definir quais os produtos irá revender e a quantidade de cada.
Entenda as características e necessidades do seu público
Para isso é interessante segmentar os clientes conforme suas preferências, poder aquisitivo, entre outras características. O ideal é manter um controle de vendas com os contatos e a rotina de visitas. Assim é mais fácil identificar os gostos dos clientes, quem foi avisado a respeito das novas peças e coleções ou aqueles que consomem mais.
Construa um relacionamento interpessoal
A venda direta é interessante para o público brasileiro porque envolve o relacionamento entre as pessoas, o que aumenta o network. Nossa cultura favorece esse contato, uma vez que somos um povo sensível, que recebe bem seus visitantes, ajudando o vendedor a transpor essa barreira com o consumidor.
A receita é simples: mantenha um bom relacionamento com as pessoas que estão a sua volta: amigos, vizinhos, funcionários da escola, faculdade e amigos de trabalho, pois eles podem ser seus primeiros clientes e ainda indicar aos seus conhecidos. Dessa forma, cria–se uma grande rede de relacionamento sólida.
Dedique mais tempo a sua atividade
Mesmo que ela não seja a sua principal fonte de renda, é interessante se dedicar algumas horas diárias a venda direta. Pode ser o tempo livre do trabalho ou fins de semana. Uma dica é dar atenção às redes sociais, divulgando os produtos e suas qualidades.
Invista em estoque
Ter o produto a pronta entrega é um diferencial, pois permite que o consumidor tenha um contato maior. Além disso, o estoque é uma solução para aqueles clientes que não tem paciência para aguardar a chegada do produto. O ideal é investir nos produtos com maior saída para evitar que fique muito tempo “parado”.
Consuma o que você revende
Muitas vezes o que leva uma pessoa a revender um produto foi uma experiência positiva com ele. Consumir sempre que possível é uma forma de fazer propaganda e ainda aumenta a credibilidade daquilo que você vende.