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Coisas que toda revendedora precisa saber

05/04/2016Suelen Homrich Tags:,


O mercado está cada vez mais competitivo. Hoje, mais do que nunca, precisamos estar preparadas para atender aos nossos clientes da melhor maneira possível. Pra te dar um empurrãozinho nisso, nós vamos te mostrar algumas coisas que toda revendedora deve saber!

A primeira delas, é sobre o pós-vendas. Ele é um serviço prestado ao comprador sobre um produto ou serviço adquirido nas semanas ou meses posteriores à aquisição, complementando a venda. Também pode ser entendido como tudo o que acontece após o momento em que você fez uma venda a um cliente.
O exemplo mais clássico do que é um serviço de pós-vendas é a manutenção de um equipamento. Mas você não deve cair no engano de que ele só precisa ser feito em casos assim.

Ele deve ser entendido como um fator que vai te destacar e diferenciar perante suas concorrentes, fazendo com que seus clientes prefiram você à outras empresas e revendedores, ou seja, fidelizando!

Coisas que toda revendedora deve saber

– O bom pós-vendas ajuda a manter os clientes fiéis a você
– Ele ajuda a te aproximar do seu consumidor
– Te destaca em relação aos seus concorrentes
– Desperta no cliente uma sensação de estar sendo cuidado.
– Serve de parâmetro para você saber onde melhorar como revendedora e para medir a satisfação dos clientes.

Para fazer um bom pós-vendas você deve:

1.Manter um cadastro dos seus clientes

Manter uma lista com os nomes das pessoas que já compraram com você onde tenha a data da(s) compra(s) e o produto que foi adquirido. Isso vai te ajudar quando você for retomar o contato com uma cliente antiga. Também vai fazer com que ela se sinta especial quando você falar com ela, lembrando do que comprou.

2.Ser acessível e estar sempre disponível

Tenha um canal de comunicação com suas clientes e cheque ele diariamente. Esse lugar pode ser uma página no Facebook, um WhatsApp ou até mesmo um email de contato. O importante é que suas clientes te encontrem e consigam falar com você sempre que quiserem.
É um erro não disponibilizar um canal de contato para as suas clientes! Ainda mais em um mercado onde existe concorrência de todos os lados.

Entenda isso como uma abertura que você está dando para os seus clientes para eles não apenas falarem com você, mas também para eles te darem um retorno sobre o seu atendimento como revendedora e sobre os seus produtos.

3. Ser rápida nas respostas

Quando se trata de atendimento ao cliente a agilidade em responder deve ser prioridade, pois quanto antes você atender a solicitação dele maiores são as chances de ele ficar satisfeito com o seu atendimento. E menores são as chances de algum concorrente agradar ele.

De nada adianta você ter um canal de comunicação com seus clientes, se você não responde com a atenção necessária e no tempo certo.
Mesmo que a sua cliente te pergunte alguma coisa que você não saiba responder, dê  atenção a ela e diga que você precisa de um prazo de 2,3 ou de quantos dias forem necessários para responder a dúvida dela ou cumprir com o que ela está te pedindo.

E claro, lembre de dar um retorno dentro desse prazo. Se possível até antes. Mas não deixe a sua cliente esperando muito tempo. Isso pode ser a diferença entre ele continuar comprando contigo ou passar a comprar da concorrência.

4. Saiba ouvir seu cliente

Deixe ele ter o hábito de falar com você. Dessa forma você também vai conseguir entender em quais pontos você pode melhorar o seu atendimento como revendedora por exemplo. Além  disso, ouvir seu cliente vai te ajudar a conhecê-lo melhor e oferecer produtos que estejam de acordo com as necessidades e gostos dele. Use isso a seu favor!

Dicas para fazer um bom pós-vendas

Frequência na comunicação

De nada adianta fazer uma venda hoje e nunca mais falar com essa cliente. Se quiser ser lembrada como revendedora, você tem que falar com as suas clientes e deve manter uma frequência na hora de conversar com elas. Seja por Facebook, email ou telefone.
Pergunte a sua cliente se ela gostou do último produto que comprou, se você pode fazer uma visita para mostrar as peças novas que chegaram, fale sobre tendências de moda. O importante é manter um contato para que elas também lembrem de você quando quiserem produtos novos.

Atendimento personalizado

Já falamos no nosso post “o que significa vender produtos em consignação” que na venda de produtos contam pontos: empatia, proximidade e convencimento.  Fatores que são super importantes na hora de vender um produto.

Então aproveite o diferencial dessa atividade e aplique em seu dia-a-dia. Como? Cumprimente suas clientes pelo nome, tenha na ponta da língua quando foi a última compra que ela fez com você, quando foi a primeira compra(isso você vai saber mantendo um cadastro das suas clientes sempre atualizado), saiba quais foram os produtos que ela comprou. Converse com ela, sabendo do histórico da sua cliente com você.

Pense nas datas comemorativas

Parabenize sua cliente pelo aniversário dela, deseje Feliz Páscoa e Feliz Natal por exemplo, isso serve para a sua cliente se sentir especial e lembrada. Além do mais, já pensou no quanto você pode vender as suas lindas semijoias nessas datas?

Saiba tudo sobre “O que significa vender produtos em consignação” clicando no link!

Acompanhe nossos próximos posts:

  • Cuidados que você deve ter com as suas semijoias
  • Maleta Ralifla
  • Formas de ser empreendedora
  • Por que você precisa gastar mais tempo lendo sobre como ter renda extra!
*Originalmente postado em 05 de abril de 2016 e editado em 9 de maio de 2018