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Os segredos para arrasar com a venda direta

18/05/2016Gabriela Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,


Muitos são os motivos para o sucesso da venda direta no Brasil e no mundo. Afinidade com a cultura e o consumidor, possibilidade de aumentar a renda e inserção no mercado de trabalho são alguns dos fatores que viabilizam a entrada no setor. Segundo a Federação Mundial de Associação de Empresas de vendas diretas, o setor movimentou US$ 180 bilhões em todo o mundo. Desse montante, US$ 30 bilhões foram no Brasil quarto mercado no setor.

Mesmo com o país passando por um período delicado na economia e política, o setor cresceu 7% no ano passado, sobretudo pelo número de empreendedores que viram nas vendas diretas uma oportunidade de ganhar uma renda extra ou mesmo torná-la a principal fonte da família.

Atualmente são mais de 4,5 milhões de brasileiros atuando na venda porta a porta e esse número tende a aumentar. Veja o porquê e algumas sugestões de como fazer a sua venda direta um sucesso.

Como arrasar nas vendas diretas?
Nem sempre as vendas serão um sucesso sem uma estratégia bem definida e para isso, é importante focar em alguns pontos, são eles:

Planeje

O planejamento é fundamental para aproximar–se do consumidor e obter bons resultados. O que é feito a partir de pesquisas sobre o produto, o cliente ideal e o mercado como um todo. O foco do planejamento deve incluir:

– Ter objetivos de vendas, como metas ideais e o posicionamento de mercado;
– Determinar como será feita a abordagem com o cliente;
– Medir os resultados;
– Definir quais os produtos irá revender e a quantidade de cada.

Entenda as características e necessidades do seu público

Para isso é interessante segmentar os clientes conforme suas preferências, poder aquisitivo, entre outras características. O ideal é manter um controle de vendas com os contatos e a rotina de visitas. Assim é mais fácil identificar os gostos dos clientes, quem foi avisado a respeito das novas peças e coleções ou aqueles que consomem mais.

Construa um relacionamento interpessoal

A venda direta é interessante para o público brasileiro porque envolve o relacionamento entre as pessoas, o que aumenta o network. Nossa cultura favorece esse contato, uma vez que somos um povo sensível, que recebe bem seus visitantes, ajudando o vendedor a transpor essa barreira com o consumidor.

A receita é simples: mantenha um bom relacionamento com as pessoas que estão a sua volta: amigos, vizinhos, funcionários da escola, faculdade e amigos de trabalho, pois eles podem ser seus primeiros clientes e ainda indicar aos seus conhecidos. Dessa forma, cria–se uma grande rede de relacionamento sólida.

Dedique mais tempo a sua atividade

Mesmo que ela não seja a sua principal fonte de renda, é interessante se dedicar algumas horas diárias a venda direta. Pode ser o tempo livre do trabalho ou fins de semana. Uma dica é dar atenção às redes sociais, divulgando os produtos e suas qualidades.

Invista em estoque

Ter o produto a pronta entrega é um diferencial, pois permite que o consumidor tenha um contato maior. Além disso, o estoque é uma solução para aqueles clientes que não tem paciência para aguardar a chegada do produto. O ideal é investir nos produtos com maior saída para evitar que fique muito tempo “parado”.

Consuma o que você revende

Muitas vezes o que leva uma pessoa a revender um produto foi uma experiência positiva com ele. Consumir sempre que possível é uma forma de fazer propaganda e ainda aumenta a credibilidade daquilo que você vende.