Blog

Home » Mulher » O que é ser empreendedora?

O que é ser empreendedora?

19/04/2016Suelen Homrich Tags:,


Para entendermos o que é ser empreendedora, vamos entender o que é empreendedorismo. O empreendedor é visto pela sociedade como uma pessoa que inicia algo e que contribui com o desenvolvimento econômico. Mas apesar disso existem novas formas de empreender e é sobre isso que vamos falar no post de hoje.
O empreendedor é aquele que cria novos produtos ou desenvolve os que já existem tendo como finalidade uma inovação, ou seja, é aquele que cria novos métodos, novos meios de produção, novas formas de trabalhar e com isso acaba fortalecendo a nossa economia capitalista. Mas essa visão é um tanto incompleta hoje em dia pois existem outras formas  de empreender que não requerem um investimento inicial alto e que não tem fins lucrativos exacerbados. Não precisamos entender o empreendedorismo com uma atividade que é sinônimo de um grande investimento em um ramo do mercado ou em um produto.

As atividades ligadas às vendas diretas como é o caso das revendedoras de semijoias, de cosméticos e de roupas também são iniciativas empreendedoras. Pensar dessa forma nós faz ver o quanto são empreendedoras as pessoas que fazem bolos para vender, fazer pequenos reparos em roupas ou dão aulas particulares, pois elas criaram soluções para a demanda que elas atendem e lucram com isso.

Afinal, o que é ser empreendedora?

Ser empreendedor é criar ou realizar algo novo. As pessoas empreendedoras tem como características a criatividade, a inquietude diante de um problema, elas são automotivadoras e não se abalam tão facilmente. Normalmente seu empreendedorismo é fruto de uma vontade  natural de criar soluções ou de melhorar processos e coisas que já existem.
Outras características também são inerentes aos(as) empreendedores(as) são: proatividade, capacidade de análise, autoavaliação, crítica, percepção de possibilidades e habilidade para organizar coisas e processos. Mas o principal traço da pessoa empreendedora é o fato dela conseguir enxergar uma oportunidade onde todo mundo vê um problema e de ganhar dinheiro com isso.
Já dissemos que existem formas de uma pessoa ser empreendedora sem precisar fazer altos investimentos em um determinado ramo do mercado e falamos das características que os empreendedores tem. Agora reflita e responda a seguinte pergunta: Você já encontrou uma solução para algo que todo mundo dizia ser um problema e ainda ganhou dinheiro com  isso?
Se sua resposta foi sim e se você costuma fazer isso com frequência, então parabéns!  Você é uma pessoa empreendedora. E saiba que você não está sozinha! Afinal existem milhares de homens e mulheres que todos os dias desenvolvem novas soluções que são verdadeiras saídas para tempos como este em que vivemos. Onde as taxas de desemprego são altas e as coisas estão cada vez mais caras.

Como muitas das nossas revendedoras, que complementam a renda familiar com a venda das semijoias. Elas são verdadeiras empreendedoras e encontraram uma forma de empreender.  Todos os dias elas se automotivam, são proativas e ganham dinheiro com isso!

Formas de empreender

Certa vez uma revendedora chegou até nós para fazer o acerto do mês e disse que não iria mais revender as semijoias porque o marido não a apoiava na atividade. Como medida para tentar conquistar o respaldo dele, ela decidiu fazer um teste antes de parar de vez de revender os produtos e começou a anotar tudo o que ela pagava para os filhos nos momentos em que o marido não estava junto. Desde o lápis que o filho precisara, o pão para o café da tarde, o ajuste na roupa da filha adolescente, até a peça nova para o concerto de determinado eletrodoméstico. Anotou pelo período de um mês todas as necessidades da família que ela supria com o dinheiro das comissões que vinham das  semijoias.
Ao mostrar para o marido o gasto mensal que ela havia tido com essas coisas do dia-a-dia ele ficou surpreso e pediu desculpas, passando a apoia-la na sua iniciativa empreendedora de ser uma revendedora, pois antes ele não fazia ideia de tudo o que a esposa mantinha funcionando dentro de casa e das despesas diárias que a família tinha com as coisas dos filhos.

E você? é empreendedora também?
Compartilhe esse post e conte para a gente qual é a sua forma de empreender.

Seja uma revendedora da Ralifla! Faça seu cadastro sem nenhum custo clicando aqui.

Acompanhe os próximos posts:

  • Porque você precisa gastar mais tempo lendo sobre como ter uma renda extra
  • As maiores dúvidas das nossas revendedoras
  • Porque vender semijoias é um bom negócio para você
  • Descubra quais são as qualidades que toda mulher empreendedora tem