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Alimentação x Estresse: É possível?

24/11/2015Ralifla


O estresse é uma defesa natural do corpo humano, que todo mundo passa ou já passou. No dicionário Aurélio, a definição de estresse refere-se ao “conjunto das perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por vários estímulos ou agentes agressores, como o frio, uma doença infecciosa, uma emoção, um choque cirúrgico, condições de vida muito ativa e trepidante, etc.”. Ou seja, o estresse é uma resposta do organismo aos estímulos físicos ou emocionais e ao meio em que o individuo se encontra. Ele influi diretamente nas atitudes e reações de uma pessoa a determinados acontecimentos.

Em ocasiões específicas e esporádicas, o nosso organismo pode lidar com normalidade com o estresse. O problema se encontra nas repetições dessas ocasiões que causam reações extremas ao indivíduo, onde sozinho ele não consegue encontrar uma solução, podendo ter reações psíquicas ou físicas.

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A continuidade de situações de desconforto afeta a pessoa, exaurindo suas forças e podendo cair em um estado de exaustão, de estresse propriamente dito. As consequências disso podem afetar inúmeros aspectos da vida de uma pessoa, desde seu lado emocional e relacionamentos, até reações do organismo, como cefaléia, dor e tensão nos músculos, sonolência e diarreia. Em casos mais graves, um alto nível de estresse pode causar depressão ou hipertensão. Por isso é necessário observar e entender seu próprio corpo, pois ele que dará sinais de que algo não está indo bem.

Mas para controlar e equilibrar tais situações no dia a dia, algumas pessoas utilizam a atividade física para liberar o acúmulo de estresse, outras procuram meditação, relaxamento ou massagens. E existe também quem mantém o equilíbrio emocional com a ajuda de uma boa alimentação.

Alguns alimentos que ajudam no estresse físico e emocional contém magnésio, presente em brócolis, espinafre, agrião, amêndoas, castanha de caju, nozes e até no abacate.

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Para manter o bom humor, nada como uma dose de vitaminas do complexo B, presentes no repolho, couve, feijão, carnes, ovos e leites.

 

E para diminuir a ansiedade, as frutas em geral são bem indicadas. Outro aliado mais que querido entre as mulheres é o chocolate meio amargo, pois possui flavonoides que mantém a pressão sanguínea estável. É fonte de energia e reduz o dano causado às células pelo estresse.

E você, como faz para controlar o estresse do cotidiano?

Fonte: http://www.bolsademulher.com/pink/combatendo-o-stress