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4 dicas para você fidelizar suas clientes

23/05/2016Gabriela Tags:, , , , , , , , , ,


Quem é revendedora sabe: lidar com o público pode não ser uma tarefa simples e o maior desafio é manter a clientela. Por isso, o post de hoje traz 4 dicas para você fidelizar suas clientes.

Para entender a importância de fidelizar as suas compradoras basta você pensar no seu dia a dia. Quantas vezes você foi a uma loja, ou comprou um serviço, se surpreendeu com o atendimento e fez uma indicação para os amigos? É natural que, depois de uma experiência positiva, exista um engajamento e essa é a chave do sucesso para as vendas: oferecer um bom atendimento para que as clientes fiquem satisfeitas e falem bem de você para outras pessoas.

Além disso, prospectar pode sair até 5x mais caro do que investir em ações para manter as clientes fiéis. Esses motivos são mais do que suficientes para traçar uma estratégia de fidelização. Mas por onde começar?

4 Dicas para você fidelizar suas clientes:

1 – Atendimento personalizado
O atendimento é o primeiro passo para a fidelização de clientes e para que ele possa ser personalizado é preciso saber para quem você está vendendo. Ter informações sobre o perfil da cliente é fundamental, além do histórico de compras. Por exemplo, se você está atendendo uma cliente que é mais básica, não adianta oferecer brincos grandes ou pingentes chamativos. Ela vai estar em busca de acessórios discretos e que têm a ver com o seu estilo.

2 – Defina quem é o seu público
Aqui vale a lei da oferta e procura. Você precisa identificar onde estão os seus clientes em potencial para oferecer os produtos e concentrar os seus esforços de venda. Apesar de, à primeira vista, ser mais fácil tentar vender para vários públicos e em vários lugares, apostar em um nicho específico é mais rentável e dá resultados mais positivos.

3 – Ofereça vantagens para as suas clientes fiéis
Até 65% das suas vendas são feitas por clientes fiéis. Por isso, se você já conquistou o cliente e ele se tornou um comprador frequente, é preciso oferecer vantagens para manter as vendas e fortalecer a fidelização. Além dos descontos que podem ser dados, você pode oferecer outras vantagens que não impactem nas suas comissões, como oferecer formas de pagamento diferenciadas e antecipar os lançamentos de produtos.

4 – Dê suporte no pós-venda
Se as suas clientes, depois de fazerem uma compra com você, tiverem problemas com os acessórios, você é a primeira pessoa na qual elas pensarão para tentar resolver a questão. Mesmo que não seja possível que você arque com o conserto das peças, você deve indicar onde elas podem fazer isso.

O pós-venda não deve ganhar atenção apenas nas grandes empresas, pois atender às necessidades do comprador é fundamental em qualquer relação comercial e ajuda a construir o relacionamento. Tenha em mente que a cliente é a sua maior riqueza, por isso deve ser tratada como tal para ser conquistada e procurar você – e não a concorrência – quando precisar fazer uma nova compra.

E você, sabe quem são as suas clientes e o grau de satisfação com o atendimento que elas recebem? Trabalhe para conquistá-las: esse é o começo de um relacionamento duradouro!